segunda-feira, 3 de novembro de 2008

5th Grade - Projeto "Animals"

Para trabalahr o conteúdo "animals" com meus alunos criei um projeto com atividades variadas e que contemplassem a associação de vocabulários através de vídeos e desenhos e principalmete o treino e retenção deste através do lúdico (jogos). Seguem abaixo as etapas do projeto:

1ª Fase

  • Os alunos assistiram o vídeo intitulado: “Divirta-se em inglês” – Disney
  • Depois, foram resgatados os principais vocabulários contidos no vídeo (lion, elephant, bird, bear, hippopotamus, rabbit, deer, tiger, ostrich, fish, monkey);
  • Na sequência, os alunos tinham que relacionar o vocabulário resgatado com algumas ilustrações recebidas. Posteriormente, as ilustrações foram coloridas e fixadas no cadeno de acordo com a criatividade dos alunos;


  • Por fim, foram realizados alguns jogos ("tick-tack-toe", "Hot potato"...) para a fixação do vocabulário aprendido.

2ª Fase

  • Os alunos foram divididos em duplas;
  • Cada dupla recebeu um animal para pesquisar;
  • A partir do animal recebido os alunos pesquisavam o equivalente em inglês, a correta pronúncia e faziam um desenho para representá-lo;



  • Cada dupla apresentava aos colegas o vocabulário pesquisado, a forma da pronúncia em inglês e anexava o desenho no quadro;

Esse é o Samuel "Great Samuca! Ripping on pronunciation!"
  • Para finalizar, também foram feitos muitos exercícios lúdicos com jogos para retenção do vocabulário novo aprendido.

Congratulations 5th Grade! The teacher was so proud!!!!!!!!!

terça-feira, 28 de outubro de 2008

2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO - Coluna de opinião

Aproveitando nossos estudos sobre a argumentação e as estratégias para organizá-la iremos ler um texto do colunista Paulo Moreira Leite da revista Época. O assunto enfocado é o trágico assassianto da adolescente Eloá. Com base em nossos estudos sobre a argumentação analise:

  • O ponto de vista defendido pelo autor;
  • A forma como os argumentos são relacionados no texto;
  • A opinião dos internautas no link de comentários da coluna de opinião;

Após, dê a sua opinião pessoal sobre o assunto enfocado. Você poderá fazê-la no própio link de comentários da coluna de Paulo Moreira. Entretanto, não esqueça de postar comentários no link do nosso blog também!

Link da revista Época:http://paulomoreiraleite.com.br/colunaepoca/2008/10/27/atirador-de-elite-que-poderia-salvar-eloa-matou-adriana-e-agora/

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O AUTO DA BARCADO INFERNO - 2ª Ensino Médio




Cada grurpo apresentou o trabalho refente à obra de Gil Vicente conforme metodologia e avaliação já apresentada em post anteriror. É íntegro afirmar que todas as apresentações foram muito produtivas, geraram discussões em nível acadêmico e provaram que a 2ª tem tudo para ser um terceirão notável em 2009. Destaque para e encenação das alunas Daniela (Demônio) e Danielli (judeu) com um figurino e apresentação impecável!
Parabéns galera da 2ª, assim dá gosto de ser professor!




terça-feira, 30 de setembro de 2008

2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO - O Auto da Barca do Inferno

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio estudaram o período literário denominado Humanismo (1418 - 1527). É sabido que o grande expoente literário dessa época é a obra do autor português Gil Vicente, intitulada "O Auto da Barca do Inferno". Para endendê-la os alunos, inicialmente, analisaram a obra "O Auto da Compadecida". A necessidade desse estudo deveu-se ao fato de que Ariano Suassuna, autor do "Auto da Compadecida", bebeu da fonte de Gil Vicente para escrever o seu maior sucesso literário, o qual ganhou também uma versão para o cinema. Ademais, havia a necessidade de que os alunos trabalhassem em princípio com uma linguagem mais acessível, e que esta servisse de base para que posterioirmente fosse possível a leitura do teatro Vicentino. No auto de Suassuna a estrutura narrativa, a temática e os personagens tem algumas semelhanças relevantes com a obra de Gil Vicente. Nesse sentido, os alunos, divididos em grupos analisaram as personagens do "Auto da Compadecida" determinado seus traços psicológicos e contribuição temática para a narrativa. Após, essas reflexões foram apresentadas na forma de um grande seminário. Na seqüência, também didividos em grupos, os alunos analisaram os personagens do "Auto da Barca do Inferno" determinando as características desses personagens e percebendo a relação destes com os do "Auto da Compadecida". O resumo desse trabalho pode ser lido nos comentários postados abaixo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

CONTOS DE TERROR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Este site é uma dica prá lá de aterrorizante para os meu alunos que adoram uma leitura que causa arrepio na espinha. Possui várias histórias para baixar no formato texto e áudio. Além disso, o visual do site é algo de outro mundo! Dá uma olhada na garota aí ao lado! Divirtam-se e bons sustos!!!

http://www.contosdeterror.com.br/

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

2nd Grade High School - Present Continuous

Hi Dears! I found an interesting Blog about present continuous. It have some exercises that can help us to train this content. Go at link below and have fun!!!!!

http://www.isabelperez.com/happy/tenses/present_cont.htm

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

DICA DE LEITURA INDISPENSÁVEL!!!!

Bem caríssimos alunos, conforme lhes prometi vai aqui o link para baixar o livro "Comédias para se ler na escola" do grande Luis Fernando Veríssimo. O livro é hiper-indicado para quem não gosta de ler! Isso mesmo, PARA QUEM NÃO GOSTA DE LER! As histórias são curtas (no máximo uma página e meia) e muito engraçadas! É diversão garantida! Mas por gentileza, não esqueçam de postar um comentário após a leitura, dizendo qual foi a sua impressão da obra!

http://www.4shared.com/file/61613093/80a50ff6/Luis_Fernando_Verissimo_-_Comedias_para_se_ler_na_escola.html?cau2=403tNull