terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

VOLTA AO TRABALHO!!!!!!

É hora de voltar às atividades! E para começar coube ao dono deste blog juntamente com a professora Amélia, fazer o repasse do curso “Olimpíadas de Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro”, do qual participamos no ano de 2009. Já que os professores presentes representavam as várias disciplinas escolares, e não especificamente professores de língua portuguesa, direcionamos a apresentação para uma discussão sobre gênero textual, tipologia textual e sequência didática, no intuito de dar uma noção preliminar sobre esses assuntos.

Independente do lado “competição” que o trabalho com as olimpíadas traz (já que os melhores textos serão classificados e premiados) considero o material distribuído pelo MEC muito interessante para desenvolver boas oficinas de escrita e leitura. Entretanto, aos professores que o utilizarão recomendo alguns cuidados.

Primeiro, o volume “Se bem me lembro...” propõe, através de uma série de atividades, a produção de um texto de memórias. O material trata o texto a ser produzido ora como memória, ora como memória literária. Há uma diferença latente entre os dois textos, já que uma memória pode ser um simples relato de algo que aconteceu e uma memória literária implica em um texto em que a linguagem necessariamente precisa de elementos literários (figuras de linguagem, descrições subjetivas...) para causar certas sensações no leitor.

Nesse sentido, o material faz breve alusão à memória literária como algo que traga à lembrança “sensações, impressões e informações captadas pelos nossos sentidos: cheiros, sabores, formas, cores, texturas, sons”. Dotar o aluno dessa capacidade de desenvolver uma linguagem literária não me parece algo tão simples. Implica sim, em um trabalho de maior duração com a escrita e, principalmente da leitura dos gêneros literários.

O material não traz um trabalho específico para que o aluno possa entender a diferença da linguagem dita “literária” da não “literária”. O aluno que é um leitor de carterinha terá sensibilidade para produzir um texto que cause certas “sensações, impressões..” de forma até intuitiva. Já aquele não muito afeito à leitura terá mais dificuldades. Isso quer dizer que devemos ter cautela ao avaliar esse quesito, já que a capacidade de entender e de utilizar a linguagem literária está ligada às experiências de leitura e análise e, certamente, o material de “Se bem me lembro..” por si só não dotará o aluno dessa capacidade.

Outro aspecto a ser mencionado é quanto ao “Na Ponta do Lápis – 11”, também contido no maleta das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Na página 6 e 7 aparece um “quadro síntese dos gêneros textuais e seus respectivos agrupamentos”. Como agrupamentos aparecem “argumentar, expor, instruir, narrar, relatar”. Parece-me que há aí uma confusão entre função social do gênero e sequências tipológicas que o compõe.

Entendemos que a função social do gênero está ligada a intenção de comunicação, o objetivo de existir determinado gênero, a relação que ele tem com os seus leitores que pode ser sim a de “argumentar, expor, instruir, narrar, relatar”. Já a tipologia é a maneira como determinado gênero organiza sua linguagem, dentro do gênero, através de sequências tipológicas que podem ser: narrativas, descritivas, expositivas, argumentativas, injuntivas e preditivas.

Nesse sentido, um gênero textual pode ter a função social de “narrar” um acontecimento e utilizar-se da sequência tipológica “narrativa”. O importante é perceber a diferença do que é função social do gênero e do que é a sequência tipológica desse gênero.

Não quero com essas reflexões passar a idéia de que o material das “Olimpíadas da Língua Portuguesa” é impróprio para a utilização em sala de aula. Quero sim afirmar que cabe ao professor um olhar mais crítico sobre todo e qualquer material pedagógico que utilize, no sentido de adaptá-lo, modificá-lo ou acrescê-lo de acordo com as necessidades e objetivos que deseja alcançar com seus alunos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

8th Grade - Present Continuous

Hi Dears! I found an interesting Blog about present continuous. It have some exercises that can help us to review this content. Go at link below and have fun!!!!!

http://www.isabelperez.com/happy/tenses/present_cont.htm

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

5th Grade - The Hang Game

Pupils will review colors through the game called "Hang". Click on link below and have fun!

English : COLORS 1 :: CORES 1 : Inglês -- Quiz do Vocabulário

Ordene as letras para encontrar a palavra relacionada ao tópico acima.

Quiz Revisão Recursos Discuss - beta

Outros formatos, Proficiência: Conectar, Velocidade de Aprendizado: Conectar

_ _ _ _ _

Jogo da Forca - Adivinhe a(s) palavra(s) clicando nas letras abaixo.

ABCDEFGHIJKLM
NOPQRSTUVWXYZ
Guess complete answer: Pista Primeira letra


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

LET'S COME BACK TO THE WORK!!!!!!

As férias acabaram e o show tem que continuar! É hora de voltar ao trabalho! Como aquecimento gostaria de postar um dos últimos trabalhos realizados pelos alunos no ano de 2008: A FEIRA DE CIÊNCIAS! Coordenados pelo professor Claudimir (eu mesmo), alguns alunos aprofundaram temas estudados durante o ano letivo e os apresentaram ao público que esteve nas dependências da E.E.B. "Galeazzo PaganellI"na noite de 04 de dezembro de 2008.


5ª Série - Vanessa Ferreira e Claudete Siqueira na concentração!


5ª Séire - Vanessa Ferreira e Claudete Siqueira na ação!!!!

5ª Série - Também tem o João V. Garbin auxiliando as garotas!!!!

6ª Série - Marina I. Filipini e Andressa M. Silva com os nervos a flor da pele!!!!
6ª Série -Mas as garotas estavam muito a vontade durante a apresentação!!!
6ª Série - Olha só como a Andressa estava feliz com as explicações da Marina!!!
6ª - Série - Katiane Rocha e Juanito M. Ferreira ensaiando o discurso!!!!
6ª Série - Katiane Rocha e Juanito M. Ferreira soltando o verbo pra galera!!!!!
Muitíssimo obrigado meus queridos alunos!!!!! Parabéns à galera que desenvolveu esses trabalhos, o professor ficou prá lá de feliz! Espero contar com a disposição intelectual de vocês para a feira deste ano de 2009!

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Férias pra que ti quero!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Caríssimos alunos o ano de 2008 foi muitíssimo produtivo! Nesse sentido, todas as turmas nas quais trabalhei tiveram sua parcela de contribuição. Espero que vocês também tenham curtido e principalmente, tenham adiquirido conhecimentos os quais sejam úteis para suas vidas. Espero, desejo e trabalharei para que o ano de 2009 seja melhor ainda! Mas para isso é necessário recarregarmos nossas baterias. Então, ótimas férias e nos vemos em 2009!

FÉRIAS É!
Curtir Heavy Metal com a filha


Pegar uma Praia em Meia Praia

Levar a Família parra passear


Passeio SHOW!!!!!



Gelar a espinha e algo mais na nova Montanha Russa do Beto Carreiro World!


No começo tava engraçado!

Depois! My God! Acho que até o meu sobrinho aí ao lado (adepto a esportes radiciais) teve vontade de borrar as calças!
E pra encerrar, uma piscina vai muito bem!



sexta-feira, 21 de novembro de 2008

6ª Série - Projeto Fábulas

O projeto fábulas deu-se a partir do estudo desse gênero textual, aliás, um dos mais antigos juntamente com as formas líricas, épicas e dramáticas. As fábulas apresentam como características: narrativa breve em que as personagens são animais ou seres inanimados. Entretanto, essas personagens possuem semelhanças com seres humanos, sobretudo nas ações e modo de pensar. Logo, a memsagem e/ou moral sujacente a nesses é direcionada aos seres humanos com intuito de proporcionar reflexão sobre os atos cotidianos.
Imbuídos desse espírito os alunos da 6ª Série montaram uma peça teatral baseada na fábula "Os Animais e a Peste", que foi brilhantemente apresentada no dia 20 de novembro de 2008 durante as comemorações do "Dia da Consciência Negra". Segue abaixo os passos de preparação e execução do projeto:
Confecção das Máscaras
O Elenco e os Ensaios

Não é a Seleção brasileira mas bate um bolão! Em pé (esquerda para a direita) Neimara, Katiane, Maiara, Professor Claudimir, Jordana e André. Agachados: Ane, Djavam, Juanito e Djulie.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

6th Grade - Projeto "Parts of body"

O projeto "parts of body" segue a mesma linha teórica e metodologia semelhante ao projeto do post anterior desenvolvido com a 5ª série. Na sequencia, relato os passos do desenvolvimento metodológico:

1ª Fase

  • Inicialmente, os alunos assistiram o vídeo intitulado: “Divirta-se em inglês” – Disney - em que as personagens apresentavam algumas aprtes do corpo de forma muito divertida;
  • Após, houve um resgate do vocabulário contido no vídeo para uma familiarização incial com o novo conteúdo;

2ª Fase

  • Os alunos foram divididos em duplas.
  • Cada dupla recebeu uma parte do corpo para pesquisar o equivalente em inglês, perceber a correta pronúncia e fazer um desenho para representá-la.

3ª Fase

  • Cada dupla apresentava aos colegas o vocabulário pesquisado, a forma da pronúncia em inglês e anexava a parte do corpo desenhada no quadro.
  • O objetivo era compartilhar as pesquisas e montar um corpo humano como modelo.
    Olha só como ficou o nosso modelo!

    A pequena notável Andressa "ripping on pronunciation"

    The fantastic four Maiara, Juanito, Jailson and Katiane ripping too!

  • No decorrer do trabalho também foram utlizados jogos para treinar e reter o vocabulário enfocado.

Congratulations 6th Grade! Great work! Teacher was so proud!