quarta-feira, 18 de junho de 2008

Reflexões sobre tecnologias e educação - Claudimir Ribeiro

EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E EDUCAÇÃO



Há mais de 08 anos tenho exercido o ofício de professor nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Tal qual meus colegas de profissão, acredito que um dos principais dilemas é a construção de metodologias eficientes. Refiro-me aquelas metodologias que permitem fluir a aula de um modo não tradicional, que instigam os alunos a querer aprender, e que por vezes, nos frustram por se mostrarem inoperantes a determinados contextos.

Nesse sentido, creio ser fato consumado, que as evoluções tecnológicas, que acontecem de forma assustadora, exercem algum tipo de influência em nosso fazer pedagógico. Mesmo que queiramos negar de forma anti-tecnológica a evolução e/ou surgimento de determinados aparatos eletrônicos não dá para fechar os olhos para as situações que presenciamos diariamente em nossa própria sala de aula.

Como ignorar celulares e MP4 com múltiplas funções que nossos alunos ostentam como adornos de inexplicável adoração? Como ficar indiferente aos relacionamentos que nossos alunos estabelecem através do MSN, Chats e e-mails? Como não ficar perturbado com as inúmeras informações que nossos alunos obtêm através da internet e que, não raramente as confrontam de forma sarcástica com o saber que apresentamos a eles? E principalmente, como negar que essas nuances fazem parte do currículo escolar?

Contra fatos não há argumentos. Para a educação a evolução tecnológica pode ser um anjo ou um demônio. Se não a utilizarmos para tornar nossas metodologias mais atraentes aos nossos alunos e para obtermos informações importantes a nossa capacitação corremos o risco de ficarmos obsoletos. Assim sendo, para nós profissionais da educação não há outro caminho a percorrer. Ou interagimos com essas inovações de forma on line, ou seremos esmagados sem dó nem piedade pela locomotiva chamada evolução tecnológica.

6 comentários:

sirlei pedagogicamente falando disse...

Excelente seu artigo sobre a necessidade de estarmos atentos às mudanças e usarmos as "novas" tecnologias ao nosso favor. Concordo plenamente que se não nos aperfeiçoarmos estaremos fadados ao fracasso, discutindo e defendendo idéias que não contribuem em nada para melhorar a educação.
Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

Muito bom esse texto, concordamos plenamente no que ali diz. A internet nos dias de hoje é muito usada tanto para estudos, quanto para diversão, e como está escrito ali, a internet pode ser um anjo ou um demônio para a educação, mais na opinião do nosso grupo a internet é muito importante na vida dos estudantes. Na internet eles podem achar mais opções de ensino, que nos livros não são achados, além de ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo. Então o nosso grupo vai dar uma dica 'leve a gente sempre no laboratório de informática' SEHAOEHSIUESHIEUS ...
Os alunos agradecem :)

Anônimo disse...

Professor, concordamos com seu texto, pois os aparelhos (mp4, celular, etc..) em sala, não tem utilidade nenhuma, mas os alunos teimam em levar, as vezes os professores tiram, e as vezes os alunos perdem.
Interessante isso, pois mostra a quem entra o seu modo de pensar, porque querendo ou não, tem professores que aceitam esses aparelhos em sala de aula. Mas bom concordamos com seu modo de pensar.
Só para avisar as vezes a gente traz aparelhos como esses...HUHAUHAUAHHAUHAUA...

Beijoo :*
Parabéns pelo texto (:k

Anônimo disse...

NOS ACHAMOS MUITO BOM FALA QUE NUNCA É TARDE DE MAIS PARA REALIZAR OS NOSSOS SONHOS E NEM NUNCA DEIXAR DE SONHAR .E ACREDITAR QUE SOMOS CAPAZ E COMPETENTE PARA REALIZA-LO .E SEMPRE TER CONFIANÇA E ENERGIA POSITIVA .

Anônimo disse...

“Mudança”, palavrinha que define com precisão, os acontecimentos que a humanidade tem experimentado, desde sua primitiva existência. O texto em comento é uma realidade atual e latente na vida de todos, até aqui neste país que está ainda aprendendo a usar a tecnologia em favor do bem estar social, há ainda muito a se fazer.
Vivemos com certeza em uma época privilegiada da história, veja-se na história, houve tempos em que o acesso ao conhecimento, e aos livros era privilégio de raras pessoas, houve época em que, a razão foi desprezada, em nome do poder tirânico de uma nação que julgava ser a “raça perfeita”, neste cenário, livros foram atirados ao fogo, à semelhança de pessoas que foram queimadas nas fogueiras da Inquisição.
Hoje a informação está ao alcance de uma multidão de pessoas, através da internet, podemos “navegar” em um oceano de conhecimento, que jamais havia sido experimentado por gerações de outrora.
O mundo e o homem estão mudando mais rápido do que comumente nossa percepção é capaz de captar, porém é hora de aproveitarmos tudo que temos ao alcance, assim, compreenderemos mais o mundo e também à nós mesmos. Magnífico texto, Claudimir!, parabéns.

Adenilson Cesar Guareski disse...

A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores.
Esta abordagem em seu blog, é o que eu digo...
Professor e atualização devem andar junto. Parabéns.