terça-feira, 30 de setembro de 2008

2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO - O Auto da Barca do Inferno

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio estudaram o período literário denominado Humanismo (1418 - 1527). É sabido que o grande expoente literário dessa época é a obra do autor português Gil Vicente, intitulada "O Auto da Barca do Inferno". Para endendê-la os alunos, inicialmente, analisaram a obra "O Auto da Compadecida". A necessidade desse estudo deveu-se ao fato de que Ariano Suassuna, autor do "Auto da Compadecida", bebeu da fonte de Gil Vicente para escrever o seu maior sucesso literário, o qual ganhou também uma versão para o cinema. Ademais, havia a necessidade de que os alunos trabalhassem em princípio com uma linguagem mais acessível, e que esta servisse de base para que posterioirmente fosse possível a leitura do teatro Vicentino. No auto de Suassuna a estrutura narrativa, a temática e os personagens tem algumas semelhanças relevantes com a obra de Gil Vicente. Nesse sentido, os alunos, divididos em grupos analisaram as personagens do "Auto da Compadecida" determinado seus traços psicológicos e contribuição temática para a narrativa. Após, essas reflexões foram apresentadas na forma de um grande seminário. Na seqüência, também didividos em grupos, os alunos analisaram os personagens do "Auto da Barca do Inferno" determinando as características desses personagens e percebendo a relação destes com os do "Auto da Compadecida". O resumo desse trabalho pode ser lido nos comentários postados abaixo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Personagem: Fidalgo (homem nobre)
Nome: Dom Henrique

O Fidalgo é o representante da nobreza.Chega com pajem, roupas solenes e uma cadeira.É condenado por sua vida pecaminosa, em que a luxúria, a tirania e a falta de modéstia pesam como graves defeitos.Sua sentenças era embarcar na barca do diabo.

O personagem Fidalgo se assemelha com o Major Antônio Moraes da obra "O auto da compadecida, pois ambos eram orgulhosos e se diziam ser de posição social superior por terem riquezas.

Opinião sobre o trabalho: Foi muito interessante realizar esse trabalho. Ficamos conhecendo o livro de Gil Vicente e conseqüentemente ampliamos nosso conhecimento sobre o Humanismo, através de sua obra "O Auto da Barca do Inferno".

Anônimo disse...

A personagem que nós analisamos é o parvo.Ele se caracteriza por um tolo,ingênuo que nunca fez mal nenhum enquanto vivo.
O diabo tenta convencê-lo a entrar na barca do inferno,quando o parvo descobre qual é o destino dela xinga o diabo (e isso prova sua pobreza de espírito)e vai falar com o anjo.O anjo se compadecendo da humildade do parvo permite-lhe entrar na barca da glória.
Entendemos que o parvo faz relação com a personagem Chicó do Auto da Compadecida,pois igualmente ao parvo Chicó também era um tolo,ingênuo e fazia tudo sem maldade e era manipulado por João Grilo.
Gostamos muito de fazer este trabalho porque foi uma maneira diferente de entendermos literatura.Além da diversão de assistirmos o filme Auto da Compadecida foi super interessante fazer a comparação com o livro de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno).

Anônimo disse...

O personagem que nós analisamos foi o Judeu acompanhado de seu bode.
Pelo fato de ser um cristão novo,nem o Diabo o queria em seu batel.
Isso se deve em virtude de a obra de Gil Vicente refletir a realidade da época. Ou seja, durante o reinado de Dom Manuel, que era um católico fervoroso e não considerava os cristãos novos, perseguiam intensamente os judeus.
Mas por fim o Judeu e seu bode acabam sendo rebocados ao batel infernal.
Com base no trabalho elaborado podemos concluir que esse modo de apresentar a obra de Gil Vicente foi uma forma descontraida de aprender um pouco mais sobre literatura.

Anônimo disse...

O personagem que nÓs analisamos no "AUto da Barca do inferno" foi:
O "SAPATEIRO".

As características desse personagem são:
O Sapateiro é o representante dos mestres do ofício, que chega a embarcação do diabo carregando os seus instrumentos de Trabalho: as Formas e o Avental. ENGANA NA VIDA E PROCURA ENGANAR O DIABO, QUE ESPERTAMENTE NÃO SE DEIXA LEVAR PELOS SEUS ARTIFÍCIOS.

Simbolos que o Caracterizam:
Formas de Sapatos e o Avental.

Argumentos de Acusação:
O Sapateiro é acusado de ter morrido EXCOMUNGADO (expulso da Igreja); de ter calado dois mil enganos; de ter roubado o povo com a sua Profissão; enfim, NÃO VIVIA HONESTAMENTE.

Argumentos de Defesa:
Ele usa como defesa, para não embarcar na barca do Inferno, o fato de ter Dado dinheiro à Igreja e de ter mandado rezar orações pelos defuntos, enquanto era vivo.

Relação com o Auto da Compadecida:
O SAPATEIRO Faz relação com o PADEIRO (do Alto da Compadecida) pois ambos faziam de sua Profissão um Jeito de explorar as pessoas.

Nós gostamos muito deste trabalho pois foi muito interessante.
Nós conhecemos as Obras,assistimos o Filme do Auto da Compadecida e Lemos o Livro do Auto da Barca do Inferno.
Falamos sobre um personagem em cada obra e fizemos a comparação de um com o Outro.
A partir disso, entendemos melhor o HUMANISMO.

Anônimo disse...

Os personagens que nós apresentamos,foram o ´´corregedor´´ e o ´´procurador´´,que eram representantes da lei.Ambos achavam que não seriam condenados ao batel infernal por serem pessoas importantes na sociedade.Dentre seus crimes destacam-se o uso do poder judiciário em benefício próprio.
Os personagens fazem relação com o bispo e o padre do filme O auto da Compadecida.

NOSSA OPINIÃO SOBRE O TRABALHO;Com certeza tivemos uma boa experiência na apresentação.´´O auto da barca do inferno´´é uma obra riquíssima.Evoluímos um passo a mais no estudo da literatura.

Anônimo disse...

ENFORCADO

Características:Ele era criminoso,corrupto,empregado de "Garcia Moniz".
Ele acreditava que a morte na forca o redimiria dos seus pecados,mas isso não ocorreu e ele foi condenado.Tudo indica que o enforcado cometeu vários crimes em nome de seu chefe"Garcia Moniz".
Para nos foi muito legal ter conhecido a vida do Enforcado e não só a vida dele.A apresentação nos levou a conhecer tudo sobre a vida dos outros personagens.

Anônimo disse...

O personagem que nós analisamos no "Auto da Barca do inferno foi o Frade.
As características desse personagem são:O frade é alegre,cantante,bom dançarino e de mau caráter .
Acredita que por ter rezado e estar a serviço da fé deveria ser perdoado ao fogo do inferno.Gil Vicente crítica fortemente o clero,acreditando que este ser é incapaz de pregar as três coisas mais simples;paz,verdade e a fé.

Acusação;O FRADE é acusado de ter folgado com uma mulher,ser infiel perante a igreja e acusado de roubo.

Defesa;O FRADE usa como defesa o fato de ser da corte, de ter usado o hábito e de ter rezado os salmos.

Este trabalho foi muito importante pois conhecemos a obra e percebemos que muitos aspectos do livro estão presente no nosso dia-a-dia.

Anônimo disse...

A personagem que nós analisamos no''Auto da Barca do Inferno''foi a Brísida Vaz.
Brísida foi a sexta personagem a ser julgada. Ao ser recebida pelo Diabo ela declara possuir muitas jóias e três arcas cheias de materiais usados em feitiçarias.Mas seu maior bem são ''seiscentos virgos postiços''.Pode-se dizer que a alcoviteira Brísida Vaz prostituiu 600 meninas virgens. no entanto, ela enganou seiscentos homens.Ao saber qual era que o seu destino era o batel infernal,ela vai até à barca do anjo e, com um discurso semelhante ao usado nas artes da sedução, tenta convencer o anjo a deixá-la embarcar.Mas essa tentativa é inútil,pois ela é condenada à barca do inferno pela prática de feitiçaria, prostituição e por servir de intermediário em relações amorosas.
A personagem Brisida Vaz do "Auto da Barca do Inferno",faz relação com o João Grilo da"Auto da Compadecida".Pelas mentiras que Brisida Vaz contava para os homens, em relação as meninas virgens, assim ela ganhava a vida com suas mentiras,como ocorre com João Grilo que passava a perna em todos com suas mentiras.
O trabalho realizado "em sala de aula"foi muito aproveitoso.Deu pra termos uma relação com textos com linguagens antigas.

Anônimo disse...

muito bom seu blog esta de ótima qualidade
continue assim que vai ficar cada vez melhor